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01/07/2008 - 10h58

"FIFA 09" modifica animação e tática de time

da Redação
A Electronic Arts anunciou a produção de "FIFA 09", futebolístico que traz a chancela da entidade máxima do esporte. O game está previsto para sair no final do ano para PC, Xbox 360, PlayStation 3, Wii, PlayStation 2, PSP e Nintendo DS.

A pretensão da companhia é que cada versão tome vantagem das respectivas plataformas. "Temos ouvido os jogadores e fãs de futebol do mundo todo e respondemos construindo experiências de jogo particulares para 'FIFA 09' de cada plataforma", diz Andrew Wilson, produtor-executivo da franquia. "Todos querem jogar um game de futebol próprio para seus sistemas e que traga funcionalidades inovadoras, novas modalidades e controles projetados para as especificidades de cada plataforma".

Xbox 360 e PlayStation 3

A companhia afirma que foram feitas 250 adições e melhorias na mecânica de jogo nas edições para Xbox 360 e PlayStation 3, que pretendem trazer uma simulação "autêntica" do esporte. A programação de física também está mais complexa, detectando não apenas as colisões, mas em que situação se dá o contato: se o choque acontece na perna de apoio, o jogador cai, e pode até se machucar feio. Em outras situações, o atleta virtual pode pular e escapar de carrinhos, por exemplo. Quando a colisão acontece no ar, a animação e o resultado também mudam. Tudo isso permite uma simulação de bola mais real e mais variedade na interação entre os jogadores virtuais, segundo David Rutter, produtor das versões para Xbox 360 e PlayStation 3.

Há uma preocupação em diferenciar os diversos tipos de jogadores. Os mais franzinos e ágeis, por exemplo, têm mais facilidade para escapar de carrinhos e ter uma arrancada aguda, enquanto que os mais fortes e pesados tem vantagem em situações de trombadas e no jogo de corpo.

Uma das novidades do game é a tática de time personalizada. O usuário pode determinar como o time deve se comportar em determinadas situações. Existem 11 opções a serem mexidas, numa interface controlada por um botão deslizante. Um dessas opções é o Defensive Mentality. No grau mais alto, o computador faz pressão e tenta interceptar a saída de bola do adversário, mesmo que desorganize o posicionamento do setor defensivo. Por outro lado, no nível mínimo, os jogadores atuam na retranca, sem se deslocar muito de suas posições.

O modo Be a Pro, uma das novidades de "FIFA 08" em que se permite jogar com um único atleta virtual, foi melhorado. Agora, existe um modo de carreira, cujo objetivo é ser convocado para a seleção nacional, virar capitão da equipe e levar o time a ser campeão mundial - e, assim, virar uma lenda do esporte. Mas agora, também é possível trocar de posição - e continuar ganhando experiência com isso. Há também uma versão multiplayer online do modo Be a Pro.

Rutter ainda diz que a edição para PlayStation 3 terá uma modalidade exclusiva, mas não revelou detalhes.

Wii, PC, PS2 e portáteis

Já no Wii, a experiência de jogo promete ser mais casual, em conformidade com o selo "All-Play". "FIFA Soccer 09 All-Play" pode ser jogado de duas formas: de maneira tradicional, com 11 jogadores por time, ou numa partida de ritmo mais veloz, com oito atletas por equipe. Nessa modalidade, os jogadores famosos são representados como Miis, os avatares do Wii, e o usuário pode importar seus próprios bonecos para dentro do game, para interagir com o Mii de Ronaldinho, por exemplo. Há também uma série de minigames.

No PC, o destaque é o visual de ponta, possível com placas gráficas de última geração. A companhia promete realismo "fotográfico" dos atletas, além de mecânica de jogo adaptada ao teclado e mouse. Há também widgets que permitem manter o jogador conectado à comunidade do game e ter acesso às notícias futebolísticas do mundo real, mesmo durante as partidas. Também deve ser a única com narração em português, como os antecessores.

No PlayStation 2, há mais 500 seqüências de animação e um novo sistema de colisão, uma das maiores inovações no "engine" do game nos últimos quatro anos, segundo a Electronic Arts. Como nas versões para Xbox 360 e PlayStation 3 - mas menos refinado, presume-se -, promete uma variedade de situações dependendo da forma de contato entre os jogadores. Os atletas virtuais são mais rápidos em dar o primeiro passo e tocar na bola, e há quatro novas manobras, somando 32 truques no total.

Por fim, nas edições para PSP e Nintendo DS, é a inclusão do modo Be a Pro, no qual o usuário assume um único jogador dentro do campo, e uma visão de câmera exclusiva para a modalidade nos portáteis.

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